Tipos de cola

leonardo | 24 de Novembro de 2020 às 22:24

Cola de contato
A cola de contato, mais conhecida como cola de sapateiro, é à base de borracha, o que significa que permanece flexível após secar. Esse tipo de cola é recomendada para reparos em papel, couro, tecido, borracha e alguns plásticos.

Cola Epóxi
A cola epóxi é composta por dois tubos: um com resina epóxi e outro com um catalisador. As duas substâncias devem ser misturadas antes do uso. Esse tipo de cola possui uma textura grossa, é muito forte e resistente à água. É ideal para reparos gerais em metais, cerâmica, plásticos e borracha. Não é recomendada para superfícies flexíveis, pois ao secar fica muito rígida.

Dica: caso você precise usar a cola epóxi, tome cuidado e use luvas, pois ela possui substâncias tóxicas que podem causar irritações na pele e nos olhos.

Cola para tubo PVC
Este tipo de cola é especificamente para colar tubos de PVC que serão usados em esgotos, sistema de ventilação, redes de água, entre outros. Diferente de outros tipos de cola, a cola para tubos PVC é feita para colar o tipo exato de plástico destes tubos, ou seja, pode não ser a ideal para reparos em outros materiais ou tipos diferentes de plástico.

Cola de Madeira
A cola de madeira é usada para reparos em diversas peças de madeira. É recomendado que a madeira e o ambiente não esteja muito úmido, pois isso pode comprometer o tempo e a qualidade do resultado final. Este tipo de cola é muito resistente, mas assim como a cola para tubo PVC, é feita para colar apenas um tipo de material.

Silicone
O silicone pode não ser exatamente uma cola, mas quando o assunto é reparo, esse material é indispensável. O silicone é extremamente resistente à água e temperaturas muito elevadas ou baixas. Ao secar, permanece flexível e é indicado para o uso em borracha, tecidos, plásticos, cerâmica e até em vidros e metais.

Usar a cola certa para o tipo de material que você irá reparar fará com que o resultado seja o esperado.


0 comentários

Calendário de Eventos 2021

Próximo evento:

10 e 11/05 - Copa Catarinense de Mini Térmicos

Completo!