Baterias - Saiba tudo sobre Lipos

leonardo | 7 de Janeiro de 2021 às 11:26

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Bem-vindo ao nosso site - estamos felizes que você passou por aqui! Se você chegou aqui através de um mecanismo de busca ou de um link de um fórum, gostaríamos de convidá-lo a dar uma olhada ao redor do resto do nosso site, depois de aprender tudo sobre baterias LiPo. No final do artigo, teremos alguns links para outros artigos e comentários que você pode achar interessantes. Mas, acima de tudo, compartilhe este guia com qualquer um que você conheça que precisa de ajuda com suas baterias LiPo. Quanto mais todos sabem, mais seguro o hobby pode se tornar - e isso é uma boa notícia para todos.

Prefácio

Este guia, escrito ao longo dos anos, tem um único objetivo: educar os hobistas novos e velhos sobre as baterias LiPo com foco na segurança. O guia e eu temos sido criticados ao longo dos anos por "enganar" as pessoas sobre os perigos das baterias LiPo ou as práticas de carregar, usar e armazená-las. Algumas dessas críticas foram justificadas, e o guia mudou para refletir melhor a realidade. Alguns dos ataques não foram justificados e vieram daqueles da indústria cujo negócio eu estava interrompendo, alertando contra certas práticas. Nesses casos, o guia não foi alterado. Meu único interesse é manter aqueles que vêm até nós para orientação segura e educada, sem exceções. Então continue lendo, aprenda, faça perguntas e esteja seguro!

Se seus interesses estão apenas nas próprias baterias e carregadores da Traxxas, confira nosso guia sobre seus produtos específicos, incluindo uma seção sobre como a tecnologia da bateria de iD funciona!

 

Introdução

As baterias de polímero de lítio (a partir de agora referidas como baterias "LiPo"), são um tipo de bateria agora usada em muitos dispositivos eletrônicos de consumo. Elas vêm ganhando popularidade na indústria de rádio controle nos últimos anos e agora são a escolha mais popular para quem procura longos tempos de uso e alta potência. As baterias LiPo oferecem uma ampla gama de benefícios, mas cada usuário deve decidir se os benefícios superam as desvantagens. Para mais e mais pessoas, eles superam. Na minha opinião pessoal, não há nada a temer das baterias LiPo, desde se que siga as regras e trate as baterias com o respeito que merecem.

Este guia foi escrito após muitas horas de pesquisa. É o mais preciso que eu posso fazer sem realmente ser um engenheiro químico (embora, ao pesquisar este artigo, eu falei com alguns deles). Dito isto, este guia não deve ser considerado definitivo. É um documento vivo, e como o conhecimento comum sobre as baterias LiPo muda, assim acontecerá com este guia.

 

Vamos primeiro falar sobre as diferenças entre as baterias LiPo e suas contrapartes Nickel-Cadmium e Nickel-Metal Hydride.

Baterias LiPo                                       x                                        Baterias NiMh

 

Prós

• Muito mais leve, e pode ser feito em quase qualquer tamanho ou forma.
• Capacidades muito maiores, permitindo-lhes armazenar muito mais carga.
• Taxas de descarga muito mais altas, o que significa que elas têm mais potência.

Contras

• Vida útil muito mais curta; em média, apenas 150-250 ciclos.
• A química sensível pode levar ao fogo se a bateria for perfurada.
• Preciso de cuidados especiais para carregar, descarregar e armazenar.

Prós

• Vida útil mais longa do que LiPos, geralmente na faixa de 1.000 ciclos
• Muito menos sensível, e não costuma representar um risco de incêndio
• Carregadores e rotinas mais simples necessárias para uso.

Contras

• Muito mais pesadas e limitadas em tamanho.
• Menor capacidade média e menos eficiente no geral.
• Taxas de descarga mais baixas; eles não têm grande potência.

 

 

O que significam todos os números?

A maneira como definimos qualquer bateria é através de um sistema de classificação. Isso nos permite comparar as propriedades de uma bateria e nos ajudar a determinar qual bateria é adequada para a necessidade em mãos. Existem três classificações principais que você precisa estar ciente com uma bateria LiPo.

 

Então, o que tudo isso significa? Vamos dividir e explicar cada uma.

Voltagem / Número de Células

Uma célula LiPo tem uma tensão nominal de 3,7V. Para a bateria de 7,4V acima, isso significa que há duas células em série (o que significa que a tensão é adicionada). É por isso que você vai ouvir as pessoas falarem sobre uma bateria "2S" - isso significa que existem 2 células em Series. Assim, um pacote de duas células (2S) é de 7.4V, um pacote de três células (3S) é de 11.1V, e assim por diante.

 

 

 

 

Sobre tensões nominais

Eu pensei (erroneamente) que isso era de conhecimento comum, mas depois de um punhado de e-mails sobre o tema, ficou claro que eu precisava esclarecer o que é tensão nominal.

Tensão nominal é a tensão padrão e de repouso de uma bateria. Foi assim que a indústria de baterias decidiu discutir e comparar baterias. Não é, no entanto, a tensão de carga completa da célula. As baterias LiPo são totalmente carregadas quando atingem 4,2v/célula, e sua carga segura mínima, como discutiremos em detalhes mais tarde, é de 3.0v/cell. 3.7v está praticamente no meio, e essa é a carga nominal da célula.

Nos primeiros dias das baterias LiPo, você pode ter visto uma bateria descrita como "2S2P". Isso significava que havia na verdade quatro células na bateria; duas células conectadas em série, e mais duas conectadas às duas primeiras baterias em paralelo (paralelo significando que as capacidades são adicionadas). Esta terminologia não é muito utilizada hoje em dia; a tecnologia moderna nos permite que as células individuais tenham muito mais energia do que podiam há apenas alguns anos. Mesmo assim, pode ser útil saber os termos mais antigos, caso você se tropece em algo com alguns anos.

A tensão de uma bateria vai essencialmente determinar a velocidade com que seu veículo vai andar ou voar. A tensão influencia diretamente o RPM do motor elétrico (os motores sem escova são classificados por kV, o que significa 'RPM por Volt'). Então, se você tem um motor sem escova com uma classificação de 3.500kV, esse motor vai girar 3.500 RPM para cada volt que você aplicar a ele. Em uma bateria LiPo 2S, esse motor girará em torno de 25.900 RPM. Em um 3S, ele vai girar um impressionante 38.850 RPM. Então, quanto mais tensão você tiver, mais rápido você vai.

 

Capacidade

A capacidade de uma bateria é basicamente uma medida de quanta energia a bateria pode conter. Pense nisso como o tamanho do seu tanque de combustível. A unidade de medida aqui é miliampere hora (mAh). Isso está dizendo quanta descarga pode ser aplicada na bateria para descarregá-lo em uma hora. Uma vez que geralmente discutimos o consumo de um sistema motor em amperes (A), aqui está a conversão:

 

1000mAh = 1 Amp Hora  (1Ah)

Eu disse que a capacidade da bateria é como o tanque de combustível - o que significa que a capacidade determina quanto tempo você pode andar antes de ter que recarregar. Quanto maior o número, maior o tempo de rodagem. Aviões e helicópteros realmente não têm uma capacidade padrão, porque eles vêm em muitos tamanhos diferentes, mas para carros e caminhões R/C, a média é de 5000mAh - essa é a nossa bateria mais popular aqui na loja. Mas há empresas que fazem baterias com capacidades maiores. Traxxas tem uma que é de mais de 12000mAh! Isso é enorme, mas há uma desvantagem para grandes capacidades também. Quanto maior a capacidade, maior o tamanho físico e o peso da bateria. Outra consideração é o acúmulo de calor no motor e no controle de velocidade (ESCdurante uma corrida ou voo tão longo. A menos que seja verificado periodicamente, você pode facilmente queimar um motor se não for dado tempo suficiente para esfriar, e a maioria das pessoas não para durante uma corrida para verificar as temperaturas do motor. Tenha isso em mente ao escolher uma bateria com grande capacidade.

P: Por que usamos tensão, e não capacidade, para determinar quão carregada está uma bateria? 

R: A razão pela qual usamos tensão para determinar o nível de carga de uma bateria decorre de nossa dificuldade em medir a capacidade. A tensão é simples de medir — se você já usou um voltímetro para medir uma bateria AA, você entende como é trivial medir a tensão.

A capacidade, no entanto, é quase impossível de medir com precisão. Podemos medir quanta energia está entrando em uma bateria (pelo menos um pouco com precisão), mas não podemos medir o quanto realmente está na bateria.

Pense nisso como copos de água. Para a tensão, o copo é transparente, e podemos facilmente ver a quantidade de água no copo da mesma forma que podemos medir a tensão sempre que quisermos. Por outro lado, temos o copo representando a capacidade, e é opaco — não podemos ver através dele, e por isso a única maneira de saber quanto está dentro é esvaziá-lo e medir a água (energia) como está deixando o copo (bateria).

Como a amperagem e a tensão estão entrelaçadas, como discutiremos mais tarde em detalhes, a tensão de uma bateria se correlaciona, aproximadamente, com a capacidade deixada na bateria e, enquanto há momentos em que a tensão pode enganá-lo, em geral, não há problema em confiar na tensão como nossa medida primária de quão cheia é uma bateria.

Esta pergunta foi feita por Donald por e-mail, e fez todo o sentido de incluir minha resposta a ele no guia. Obrigado, Donald!

Classificação de Descarga (Classificação "C")

Isso os torna fáceis de entender. A Classificação de Descarga (vou me referir a ela como a Classificação C de agora em diante) é um pouco mais difícil de entender, e isso levou a que ele seja os aspectos mais exagerados e mal compreendidos das baterias LiPo.

A Classificação C é simplesmente uma medida de quão rápido abateria pode ser descarregada com segurança e sem prejudicar a bateria. Uma das coisas que torna complicado é que não é um número autônomo; ele exige que você também saiba a capacidade da bateria para, finalmente, descobrir o amplificador seguro (o "C" na Classificação C na verdade significa Capacidade).Uma vez que você sabe a capacidade, é praticamente um problema de matemática plug-and-play. Usando a bateria acima, aqui está a maneira como você descobre a descarga máxima segura contínua em A:

 

50C = 50 x Capacidade (em A)

 

Calculando a classificação C da nossa bateria de exemplo: 50 x5 = 250ª

 

O número resultante é a carga máxima contínua que você pode colocar com segurança na bateria. Ir mais alto do que isso resultará, na melhor das hipóteses, na degradação da bateria em um ritmo mais rápido do que o normal. Na pior das hipóteses, pode explodir em chamas. Assim, nossa bateria de exemplo pode lidar com uma carga contínua máxima de 250A.

A maioria das baterias hoje tem duas Classificações C: uma Classificação Contínua (que temos discutido) e uma Classificação Temporária. A classificação temporária funciona da mesma forma, exceto que só é aplicável em rajadas de 10 segundos, não continuamente. Por exemplo, a Classificação temporária entraria em jogo ao acelerar um veículo, mas não quando em uma velocidade constante em uma linha reta. A classificação temporária é quase sempre maior do que a Classificação Contínua. As baterias geralmente são comparadas usando a Classificação Contínua, não a Classificação temporária.

Há muitos comentários vitriólicos na Internet sobre qual classificação C é melhor. É melhor obter o mais alto que puder? Ou você deve obter uma classificação C que é apenas o suficiente para cobrir a sua necessidade? Não há uma resposta simples. Tudo o que posso te dar é minha opinião sobre o assunto. Quando escolho para um cliente uma bateria LiPo, primeiro descubro o máximo de corrente que sua aplicação irá puxar. Vamos ver como isso funciona.

Vamos supor que nosso cliente exemplo está comprando um caminhão Slash VXL R/C. Esse motor, de acordo com Traxxas, tem uma puxada máxima de corrente contínua de 65A e uma temporária de 100A. Sabendo disso, posso dizer com segurança que uma LiPo 2S 5000mAh 20C será suficiente, e terá de fato mais potência do que precisamos. Lembre-se, ele tem uma classificação máxima segura de descarga contínua de 100A, mais do que suficiente para lidar com o 65A que o motor Velineon irá puxar. Da mesma forma, a taxa de temporária de 150A cobre facilmente o 100A que o motor poderia puxar.

No entanto, as classificações no motor não são o quadro todo. A forma como o caminhão é orientado, o terreno em que o caminhão está dirigindo, o tamanho dos pneus, o peso do caminhão... todas essas coisas têm um impacto no desenho final da bateria. É muito possível que a puxada final na bateria seja maior do que o máximo do motor. Então, ter esse pouco de sobrecarga é crucial, porque você não pode facilmente descobrir o número exato que o caminhão nunca vai passar.

Para a maioria das aplicações, uma bateria de 20C ou 25C deve estar bem. Mas se você está dirigindo um caminhão pesado, ou você está preparado para corridas, ou você tem um motor grande para aplicações de voo 3D, você provavelmente deve começar em torno de uma bateria de 40C. Mas como não há uma maneira fácil de descobrir isso, eu encorajo você a falar com sua loja de hobby local para que eles ajudem a determinar qual bateria é a certa para sua aplicação.

 

Resistência interna: O Número misterioso

Há uma classificação muito importante que ainda não falamos: Resistência Interna (ou IR). O problema é que você não encontrará a classificação IR em qualquer lugar da bateria. Isso porque a resistência interna de uma bateria muda ao longo do tempo e, às vezes, por causa da temperatura. No entanto, só porque você não pode ler a classificação na bateria não significa que não é importante. De certa forma, a resistência interna é uma das classificações mais importantes para uma bateria.

Para entender por que o IR é importante, temos que entender o que é. Em termos simples, a Resistência Interna é uma medida da dificuldade que uma bateria tem de fornecer sua energia ao seu motor e controle de velocidade (ou qualquer outra coisa a que você tenha uma bateria ligada). Quanto maior o número, mais difícil é para a energia chegar ao seu destino preferido. A energia que não "vai até o fim" é perdida como calor. Assim, a resistência interna é uma espécie de medida da eficiência da bateria.

 

 

A Resistência Interna é medida em miliohms ().

1.000  é igual a 1 Ohm (Ω)

 

Medir o IR da bateria requer ferramentas especiais. Ou você precisa de um carregador que o medirá para você ou uma ferramenta que mede especificamente a resistência interna. Dado que a única ferramenta que encontrei para isso (pelo menos no mundo dos passatempos) é quase tão cara quanto um carregador que faz isso por você, eu iria com um carregador para este processo. Alguns carregadores medem o IR de cada célula separadamente, e alguns medem toda a bateria como um todo. Uma vez que a resistência interna é um efeito cumulativo, e as células são conectadas em série, se você tem um carregador que faz cada célula de forma independente, você precisa somar os valores de IR de cada célula, assim:

Suponha que tenhamos uma bateria LiPo 3S (3 células), e a medição das células produz independentemente esses resultados.

Célula 1:  3mΩ Célula 2:  5mΩ Célula 3:  4mΩ

Para encontrar a resistência interna total para a bateria, nós somaríamos os valores para as três células.

3mΩ + 5mΩ + 4mΩ = 12 mΩ

Para um carregador que mede o pacote como um todo, tudo o que você veria é os 12 mΩ - o resto seria feito para você - nos bastidores, por assim dizer. De qualquer forma, o objetivo é ter o IR para todo o pacote.

A primeira razão pela qual a resistência interna é importante tem a ver com a saúde da sua bateria. À medida que uma bateria LiPo é usada, um acúmulo Li2O se forma nos terminais internos da bateria (vamos aprofundar mais sobre isso mais tarde na seção Descarregamento). À medida que esse acúmulo ocorre, o IR sobe, tornando a bateria menos eficiente. Depois de muitos, muitos usos, a bateria simplesmente se desgastará e será incapaz de segurar qualquer energia que você colocar durante o carregamento - a maior parte será perdida como calor. Se você já viu uma suposta descarga de bateria totalmente carregada quase instantaneamente, um alto IR é provavelmente o culpado.

Para entender como funciona a Resistência Interna em aplicações de R/C, primeiro temos que entender a Lei de Ohm. Diz que a corrente (Amps) através de um condutor entre dois pontos é diretamente proporcional à diferença de tensão entre esses dois pontos. A fórmula moderna é a seguinte: Amps = Volts / Resistência. Na fórmula, a resistência é medida em Ohms, não em milóhmos, então teríamos que converter nossas medidas. Se usarmos nossa LiPo 3S anterior e conectá-la à equação junto com uma carga de 1A, podemos descobrir o quanto a tensão da nossa bateria cairá como resultado da carga. Primeiro, temos que mudar a equação para resolver para volts, que seria assim:

Amps x Resistência = Volts

Então, usando nossos números e resolver a equação seria assim:

1A x 0,012 Ω = 0,012V

Assim, nossa bateria experimentaria uma pequena queda de tensão quando uma carga 1A é aplicada. Considerando que nosso 3S LiPo é em torno de 12.6V quando totalmente carregado, isso não é grande coisa, certo? Bem, vamos ver o que acontece quando aumentamos a carga para 10A.

10A x 0,012 Ω = 0,120V

Agora vemos que quando aumentamos a carga 10X, também aumentamos a queda de tensão 10X. Mas nenhum desses exemplos são muito "mundo real". Vamos usar o Slash VXL da seção anterior e usar esses números. Se você se lembrar, nosso motor Velineon tem uma classificação de corrente contínua máxima de 65A. Vamos supor que conseguimos atingir essa marca ao dirigir e usar isso.

65A x 0,012 Ω = 0,780V

Uau, mais de 3/4 de um volt! Isso é cerca de 6,2% da tensão total da nossa bateria. Bastante respeitável, mas ainda é uma queda razoável na tensão.

"Então, sim, a tensão cai. Mas e daí? O que isso realmente significa?  Como isso afeta meu veículo R/C?"    Bem, vamos continuar com nosso exemplo para mostrar a você.

O motor Velineon que o nosso Slash VXL usa tem uma classificação Kv de 3500. Isso significa que ele gira 3.500 RPM por volt. Em uma LiPo 3S totalmente carregada veremos isso (assumindo que não há queda de tensão):

12.6V x 3500RPM = 44.100 RPM

Agora, assumindo que podemos atingir aquela carga de 65A em nosso motor sem carga (o que não podemos na vida real, mas para fins de demonstração que podemos), aqui está o RPM no mesmo motor com nossa queda de tensão de antes:

11.82V x 3500RPM = 41,370 RPM

Diferença de 2.730 RPM

Vê a queda no desempenho? Esse é o efeito que a Lei de Ohm tem no nosso hobby. Uma menor resistência interna significa que seu carro ou caminhão ou avião ou barco ou helicóptero vai mais rápido e tem mais potência.

Isso levanta a questão: quão baixo deve ser? Infelizmente, não há uma resposta fácil para isso. É tudo dependente do seu caso de uso e bateria. O que é ótimo para uma bateria pode ser terrível para outra. Baseado na minha pesquisa online, combinada com minha própria experiência e descobertas, eu diria que, como regra geral, uma classificação por célula entre 0-6 mΩ é o melhor que pode acontecer. Entre 7 e 12 mΩ é razoável. 12 a 20 mΩ é onde você começa a ver os sinais de envelhecimento em uma bateria, e além de 20mΩ por célula, você vai querer começar a pensar em aposentar a bateria. Mas este é apenas um guia - não há uma regra dura estabelecida aqui. E se o carregador não lhe der as medidas por célula, você terá que dividir sua contagem total pelo número de células em sua bateria para obter uma classificação aproximada por célula.

 

 

Resistência interna e Classificação C

Há muitas pessoas lá fora que acreditam que uma classificação C mais alta fará seu veículo ter um desempenho melhor. Sabemos pela nossa discussão anterior sobre classificações C que você precisa levá-lo em conta para o consumo de energia que seu motor tem ao escolher a classificação C certa para sua bateria, mas será mais igual a melhor? Muitas pessoas dizem que sim.

Mas não há nada intrínseco à Classificação C que comprove suas reivindicações. Simplesmente não é verdade que uma classificação C mais alta torna seu carro ou avião mais rápido.

No entanto,  uma correlação entre a Classificação C de uma bateria e a resistência interna dessa bateria. Em geral, as baterias com uma classificação C mais alta também têm uma baixa resistência interna. Nem sempre é assim, pois há sempre variâncias na fabricação, mas a ideia geral parece ser verdadeira, e um IR mais baixo fará um carro ou avião mais rápido.

Este é um caso de correlação não igualando causalidade. É realmente a resistência interna fazendo uma bateria mais rápida, não a Classificação C.

 

Cuidados e tratamentos adequados: 

 

Carregando

 

Bateria e Placa de Balanceamento

É importante usar um carregador compatível com LiPo para LiPos. Como eu disse na Introdução, as baterias LiPo requerem cuidados especializados. Eles carregam usando um sistema chamado carregamento CC/CV. Significa Corrente Constante / Voltagem Constante. Basicamente, o carregador manterá a corrente, ou taxa de carga, constante até que a bateria atinja seu pico de tensão (4,2v por célula em uma bateria). Em seguida, manterá essa tensão, reduzindo a corrente. Por outro lado, as baterias NiMH e NiCd carregam melhor usando um método de carregamento de pulso. Carregar uma bateria LiPo desta forma pode ter efeitos prejudiciais, por isso é importante ter um carregador compatível com LiPo.

A segunda razão pela qual você precisa de um carregador compatível com LiPo é o balanceamento. Balanceamento é um termo que usamos para descrever o ato de equalizar a tensão de cada célula em uma bateria. Balanceamos as baterias LiPo para garantir que cada célula descarregue a mesma quantidade. Isso ajuda no desempenho da bateria. Também é crucial por razões de segurança - mas eu vou chegar a isso na seção sobre descarregamento.

Embora existam balanceadores autônomos no mercado, recomendo a compra de um carregador com capacidades de balanceamento incorporados, usando um quadro de balanceamento como o retratado à direita. Isso simplifica o processo de balanceamento, e requer uma coisa a menos para ser comprada. E com o preço dos carregadores com balanceadores embutidos descendo a níveis muito razoáveis, não consigo pensar em uma razão para você não querer simplificar sua configuração de carregamento. Falaremos mais sobre carregadores na próxima 

 

Conectores protetores de balanceamento

A maioria das baterias LiPo vem com um conector chamado conector JST-XH para o balanceamento. Um dos grandes problemas com este conector é a falta de área de superfície; ou seja, é a incapacidade de agarrar o conector. Isso torna difícil desligar de um carregador, e um usuário geralmente acaba puxando os fios. Isso pode quebrar o conector e potencialmente por em curto a bateria. Um produto exclusivo, chamado Balance Protector Clips (ou AB Clips) é uma ótima maneira de resolver este problema. Eles se prendem em torno do conector de balanceamento, e dão ao usuário mais espaço para agarrá-lo. Eles geralmente são baratos, e uma ótima maneira de evitar a fadiga do conector de balanceamento. À esquerda, você pode ver um conector de balanceamento com e sem os Clipes protetores. [NOTA DO TRADUTOR]

A maioria das baterias LiPo precisa ser carregada lentamente, em comparação com as baterias NiMH ou NiCd. Enquanto carregaríamos rotineiramente uma bateria NiMH de 3000mAh a quatro ou cinco amperes, uma bateria LiPo da mesma capacidade deve ser carregada em não mais do que três amperes. Assim como a Classificação C de uma bateria determina qual é a descarga contínua segura da bateria, há uma Classificação C para carregamento também. Para a grande maioria das LiPos, a Taxa de Carga é de 1C. A equação funciona da mesma forma que a classificação de descarga anterior, onde 1000mAh = 1A. Então, para uma bateria de 3000mAh, gostaríamos de carregar em 3A, para um LiPo de 5000mAh, devemos definir o carregador em 5A, e para um pacote de 4500mAh, 4.5A é a taxa de carga correta.

A taxa de carga mais segura para a maioria das baterias LiPo é de 1C ou, 1 x capacidade de bateria em Amps.

No entanto, cada vez mais baterias LiPo estão saindo hoje em dia que anunciam recursos de carregamento mais rápidos, como a bateria de exemplo que tínhamos acima. Na bateria, a etiqueta diz que tem uma "Taxa de Carga 3C". Dado que a capacidade da bateria é de 5000mAh, ou 5 Amps, isso significa que a bateria pode ser carregada com segurança no máximo 15 Amps! Embora seja melhor o padrão a uma taxa de carga de 1C, sempre leia a própria rotulagem da bateria para determinar a taxa máxima de carga segura.

 

Saco à prova de fogo para LiPo

Devido ao potencial de fogo ao usar baterias LiPo, independentemente da probabilidade, certas precauções devem ser tomadas. Sempre tenha um extintor de incêndio por perto; ele não vai apagar um fogo LiPo (como vou explicar mais abaixo, os incêndios liPo são reações químicas e são muito difíceis de apagar). Mas um extintor de incêndio conterá o fogo e impedirá que se espalhe. Eu prefiro um extintor de CO2 (Dióxido de Carbono) - ele ajuda a remover oxigênio do local da queimadura e, também, vai esfria a bateria e itens ao redor. Outra precaução de segurança é carregar o LiPo em um recipiente resistente ao fogo. A maioria das pessoas opta pelos Sacos de LiPo no mercado hoje, como o retratado à esquerda. Eles são um pouco caros, mas são mais portáteis do que outras soluções. Finalmente, nunca carregue suas baterias LiPo desacompanhadas! Se algo acontecer, você precisa estar por perto para reagir rapidamente. Embora você não precise estar sempre na mesma sala, você não deve sair de casa, ou ir cortar o gramado, ou qualquer outra coisa que o impeça de tomar medidas caso a bateria pegue fogo.

 

NUNCA deixe um carregamento de bateria sem vigilância!

 

 

 

Escolhendo o carregador certo

 

No momento desta redação, considero que o Dynamite Passport P1 Mini Charger (foto à esquerda) é um dos melhores valores do mercado. É um carregador multi-química, o que significa que pode carregar baterias NiMH, NiCd e Chumbo Ácido, bem como baterias LiPo. Ele pode até carregar as mais novas baterias LiFe que alguns usam para pacotes receptores em aviões e carros. Possui um balanceador embutido que lida com baterias de até 4S LiPo, e pode carregar até seis amperes. É um ótimo carregador pelo preço. Não é de tão alta potência quanto alguns usuários de LiPo podem precisar, já que ele só opera a 60 watts. Assim, baterias de contagem de células mais altas podem não carregar muito rápido no P1.

Se você precisa carregar várias baterias ao mesmo tempo, o carregador Dynamite Prophet Sport Quad 50W é provavelmente a melhor aposta. Com preço em torno de US$ 190, ele tem todas as capacidades do KX80, mas com quatro portas de carga independentes de 50W. Isso significa que você pode carregar até quatro baterias ao mesmo tempo! Se você precisa de mais wattage, o Dynamite Prophet Sport Quad 100W é o caminho a percorrer, com quatro portas de carga de 100W. Na verdade, usamos a versão de 100W como nosso carregador aqui na loja.

Se você tem baterias de grande capacidade, grandes contagens de células ou taxas de carregamento mais altas, você pode querer encontrar um carregador que opera em watts mais altos. Como mencionado, o carregador P1 Passport AC/DC funciona em 60 watts (60W). Cada porta no carregador quad Dynamite é de 50W, e eles também têm aquela versão de 100W. O que isso significa para você? Bem, vamos ver como watts, amperes e tensão trabalham juntos.

 

Watts = Tensão x Amperagem

 

Veja, wattagem, tensão e amperagem estão entrelaçados. Você pode converter tensão em amperagem, e vice-versa. Isso é importante para determinar que tipo de carregador você precisa. Deixe-me mostrar como.

Digamos que eu tenha uma bateria LiPo de 6S 5000mAh, e eu quero carregá-la a 1C, que seria 5A. Se eu tiver um Carregador KX80 AC/DC, posso configurar o carregador para carregar a 5A para uma bateria 6S. Mas quando eu vou carregar a bateria, o máximo que ele carrega é em torno de 3.5A. Qual o problema? Se usarmos a fórmula acima, podemos usar nossa tensão (22.2V) e nossa Amperagem (5A) e o obteremos:

22,2v x 5A = 111W

Então a fórmula está dizendo que se quisermos carregar nossa LiPo 6S 5000mAh a 5 Amps, precisaríamos de um carregador capaz de fornecer pelo menos 111 Watts de potência. Nosso Kinexsis KX80 só pode dar 80 Watts.

Assim, você pode ver por que um carregador de wattagem mais alta pode ser importante se você quiser carregar baterias maiores rapidamente. Para este tipo de carregadores, agora eu teria que recomendar o Dynamite Passport Ultra Force 220W Touch. (foto à esquerda). Como o Kinexsis KX80, é um carregador multi-química de uma porta única. Ao contrário do KX80, porém, ele é capaz de uma saída impressionante de 220 Watts, e uma taxa de carga de até 15A. Melhor ainda, ao contrário de muitos carregadores similares desta potência, o Passport Ultra Force é AC/DC, então não há fonte de alimentação adicional para comprar!

Como sempre, é melhor falar com sua loja de hobby local e tê-los configurando-lhe com um carregador que vai atender às suas necessidades. O apoio local é sempre útil!

 

Carregamento paralelo vs. em série

Um cavalheiro maravilhoso dos Países Baixos entrou em contato comigo recentemente perguntando sobre carregamento paralelo versus em série. Ele queria saber a melhor maneira de carregar seis de suas baterias lipo de célula única ao mesmo tempo. Adaptadores de carregamento paralelo estão prontamente disponíveis, então esse deve ser o melhor caminho, certo?

Claro que não! O carregamento paralelo pode ser muitoperigoso. Mesmo especialistas de fabricantes de baterias conhecidos "consideram o carregamento de pacotes paralelos altamente perigoso e não deve ser tentado mesmo por usuários experientes". O problema com o carregamento paralelo (ou mesmo o uso das baterias em paralelo) é que, ao conectar as baterias em paralelo, você está dobrando a capacidade das baterias enquanto, e isso é importante, mantendo a tensão de uma das bateriasindividuais. O que isso significa é que o carregador, que normalmente monitora a bateria durante o carregamento para evitar sobrecarga, não pode ver todas as tensões individuais das baterias - ele só pode ver uma.

Outro problema com o carregamento paralelo é a desigualdade das baterias. Se as duas baterias (e as células nelas contidas) fossem do mesmo lote de produção, tivessem exatamente a mesma composição química e história de idade e carga e tudo mais - em outras palavras, se fossem completamente idênticos - o carregamento paralelo estaria bem. Mas um consumidor (que é você) nunca será capaz de replicar essas condições, ou mesmo chegar perto. Quanto mais esses parâmetros diferem, e considerando as técnicas questionáveis de carregamento de equilíbrio que muitos carregadores de bateria usam, maior a chance de sobre carga e fuga térmica (mais sobre isso na próxima seção).

Mas e as baterias que são construídas em paralelo? O fato de as baterias serem, às vezes, construídas em paralelo significa que o carregamento paralelo é seguro?

 

Como eu disse antes, se você pode combinar todos esses parâmetros para serem idênticos, o carregamento paralelo está bem. Na fábrica onde fazem as embalagens, os fabricantes estão constantemente monitorando e testando os materiais que compõem as células. Cada célula é rotulada com um código UPC que contém toda a composição química e história para essa célula. Quando um fabricante monta uma bateria, um computador escaneia e classifica as células em correspondências compatíveis. Só então é seguro carregar paralelamente essas células. No entanto, quando você carrega uma bateria LiPo em casa, mesmo que ela já seja construída em paralelo, você não precisa de nenhuma placa de carregamento paralela chique - o trabalho já está feito para você, e você simplesmente precisa carregá-la como seria uma bateria normal.

Por favor, por favor, não use cabos de carregamento paralelos. Não há maneira segura de usá-los. A carga paralela simplesmente tenta o destino. Você será capaz de encontrar milhares de tentativas bem-sucedidas de carregar baterias paralelas ao redor da web. São simplesmente pessoas que ainda não conseguiram incendiar sua casa. Todos os especialistas em bateria com quem falei concordam com isso.

O carregamento em série é o mais seguro dos dois métodos (o que significa que não é menos perigoso do que o carregamento normal em linha reta) SE você configurar o carregador da maneira certa. Se você quiser carregar seis baterias LiPo de célula única — todas com a mesma capacidade — você pode ligá-las em série, configurar seu carregador como se fosse um LiPo de seis células e carregar balanceando suas LiPos. O ato de carregar balanceando é essencialmente fazer com que o carregador carregue individualmente cada célula, certificando-se de que todas eles sejam mantidas em níveis seguros. Se você tem apenas um carregador de uma única porta, o carregamento em série é a única maneira segura de carregar várias baterias ao mesmo tempo, mas regá-las corretamente é bastante complexa e não algo que um iniciante deve tentar.

E a absolutamente melhor maneira de carregar várias baterias ao mesmo tempo é ter um carregador, multiportas, como o Dinamite Prophet Sport Quad mencionado acima. Se você se encontrar precisando carregar muitas baterias ao mesmo tempo, faça a coisa inteligente e compre um carregador (ou carregadores) que atenderá suas necessidades.

E obrigado a Thiemo pela pergunta!

 

Cuidados e tratamentos adequados: Descarregamento (usando a bateria)

As baterias LiPo nos oferecem muita energia e tempo de uso, entusiastas do rádio controle, mas essa potência e tempo de execução tem um preço. As baterias LiPo são capazes de pegar fogo se não forem usadas corretamente - são muito mais delicadas do que as baterias NiMH/NiCd mais antigas. O problema vem da química da própria bateria.

As baterias de lítio-polímero contêm lítioum metal, alcalino, que reage com água entrando em combustão. Quando aquecido, o lítio também entra em combustão ao reagir com oxigênio. O processo de uso da bateria, das formas às vezes extremas que fazemos no mundo R/C, faz com que haja átomos excessivos de Oxigênio e átomos excedentes de lítio em ambos os lados (o cátodo ou ânodo) da bateria. Isso pode e faz com que o óxido de lítio (Li2O) se acumule no ânodo ou cátodo. Óxido de lítio é basicamente corrosão de lítio, ou "ferrugem" de lítio. O Li2O faz com que a resistência interna da bateria aumente. O resultado prático de maior resistência interna é que a bateria aquecerá mais durante o uso.

 

Maior resistência interna = maior temperatura de funcionamento

 

Como tocamos anteriormente, alguns carregadores modernos podem ler a resistência interna da bateria em miliohms (mΩ). Se você tem um desses carregadores, você pode ter uma noção de como suas LiPos estão se saindo e como sua resistência interna aumenta à medida que envelhecem. Basta acompanhar a leitura de resistência interna cada vez que carregar sua bateria e mapear o aumento ao longo do tempo. Você verá como o processo de uso da bateria LiPo começa a desgastá-la.

O calor faz com que o excesso de oxigênio se acumule e, eventualmente, o pacote LiPo começa a inchar. Este é um bom momento para parar de usar a bateria - ela está tentando lhe dizer que chegou ao fim de sua vida útil. Mais uso pode ser perigoso. Depois que a embalagem estiver inchada, o uso continuado pode causar geração de ainda mais calor. Neste ponto, ocorre um processo chamado Escalada Térmica.

 

 

Uma LiPo Inchada, ou Gorda 

Escalada Térmica é uma reação autossustentável, acelerada pelo aumento da temperatura, por sua vez liberando energia que aumenta ainda mais a temperatura. Basicamente, quando essa reação começa, cria calor. Esse calor leva a um produto que aumenta a resistência (mais Li2O), que causa mais calor, e o processo continua até que a bateria se abre pela pressão. Neste ponto, a combinação de calor, oxigênio e umidade no ar todos reagem com o lítio, resultando em um fogo muito quente e perigoso.

No entanto, mesmo que você pare de usar a bateria quando ela inchar, você ainda tem que torná-la segura (um processo que entrarei mais tarde na seção LiPo Disposal). Se você perfurar uma LiPo que inchou e ainda tem uma carga, ela ainda pode pegar fogo. Isso ocorre porque as ligações instáveis que existem em uma bateria carregada estão em busca de um estado de existência mais estável. É assim que uma bateria funciona; você destrói uma ligação química estável para criar uma ligação química instável. Ligações instáveis são mais aptas a liberar sua energia na busca de um vínculo mais estável.

Quando uma LiPo é perfurada, o lítio reage com a umidade na atmosfera e aquece a bateria. Este calor excita as ligações instáveis, que quebram, liberando energia na forma de calor. A Escalada Térmica começa, e você novamente tem um fogo muito quente e perigoso.

Todo o processo de acumulação desse óxido de lítio, em um mundo perfeito, leva cerca de 300-400 ciclos de carga/descarga para chegar a um ponto de inflexão. Uma vida típica de uma bateria LiPo é mais próxima de 150-250 ciclos, porque quando aquecemos as baterias durante uma corrida, ou as descarregamos abaixo de 3 volts por célula, ou as danificamos fisicamente de qualquer forma, ou permitimos que a água entre nas baterias (e quero dizer dentro do embrulho de papel alumínio), reduz a vida útil da bateria, e acelera o acúmulo de Li2O.

À luz disso, a maioria dos fabricantes passou a colocar um LVC (Corte em Baixa Voltagem) em seus controles de velocidade. O LVC detecta a tensão da bateria e divide essa tensão pela contagem de células da bateria. Assim, ele veria uma LiPo 2S totalmente carregada como 8.4V, ou 4.2V por célula.

É aí que entra a vantagem do balanceamento. Como o controle de velocidade não lê a da ligação de equilíbrio, ele não pode saber as tensões exatas de cada célula dentro da bateria. O controle de velocidade só pode assumir que as células da bateria são todas iguais. Isso é importante porque, como mencionei acima, descarregar uma célula LiPo a menos que 3 V causa uma degradação geralmente permanente da capacidade da célula de absorver e reter uma carga.

 

Uma célula LiPo NUNCA deve ser descarregada abaixo de 3 V

 

LVC trabalha para cortar o motor do veículo (ou, em alguns casos, pulsar o motor) para alertá-lo para uma bateria quase esgotada. Ele usa a tensão total da bateria como referência. A maioria dos LVCs cortam a cerca de 3,2 V por célula. Para nossa bateria de exemplo de duas células, isso seria de 6.4 V. Mas se nossa bateria não estiver balanceada, é possível que a tensão total esteja acima do limiar de corte, mas ainda tenha uma célula abaixo da zona de perigo de 3.0V. Uma célula pode ser de 3,9V, enquanto a outra pode ser de 2,8V. Isso é um total de 6.7V, o que significa que o corte não aconteceria. O veículo continuaria a operar, permitindo que você degradasse ainda mais a bateria. É por isso que o balanceamento é tão importante.

Então, ao usar sua LiPo, certifique-se de ter o Corte de Baixa Tensão ativado, configurado corretamente, e certamente não continue a executá-lo depois que o LVC tiver sido ativado! Pode ser um pequeno incômodo, mas vale a pena suportar para que suas baterias LiPo permaneçam em boa saúde.

Vale a pena notar que a maioria dos controles de velocidade do helicóptero e alguns controles de velocidade do avião não têm um corte de baixa tensão, pois desativar o motor no ar não seria uma boa ideia. Para este tipo de aplicações, é melhor definir um temporizador conservador (alguns sistemas de rádio de aeronaves têm uma função temporizador incorporada) e pousar quando o temporizador se apaga. Se o seu veículo R/C tem um LVC ou não, não é uma boa ideia voar até que a bateria morra!

 

Cuidados e tratamentos adequados: Armazenamento

Antigamente, costumávamos rodar nossos carros ou aviões até que as baterias acabassem, então apenas colocamos as baterias na prateleira em casa, esperando pela próxima vez que pudéssemos usá-las. Acabamos de armazená-las mortas. Mas você não deve fazer isso com baterias LiPo. As baterias LiPo também não devem ser armazenadas com carga total. Para maior vida útil das baterias, as LiPos devem ser armazenadas à temperatura ambiente, a 3,8V por célula. A maioria dos carregadores informatizados modernos tem uma função de armazenamento LiPo que carregará as baterias até essa tensão, ou as descarregará até essa tensão, o que for necessário.

 

Tensão de armazenamento LiPo adequada = 3,8 V por célula

 

Recomendo aos nossos clientes que coloquem suas baterias LiPo em modo de armazenamento após cada execução. Isso não é necessário em si, mas cria bons hábitos. Se você faz isso todas as vezes, você não tem que se preocupar se você se lembrou ou não de colocá-la em armazenamento. Muitos clientes vieram até mim com baterias que morreram porque as carregaram, com a intenção de usá-la, mas a vida entrou no caminho e eles nunca se lembraram de colocá-lo de voltagem de armazenamento. As baterias de lítio-polímero podem ser danificadas ficando totalmente carregadas por apenas uma semana. Isso não significa que eles vão ficar danificadas cada vez que você deixá-los por mais de uma semana. Significa que podem, e eu vi isso acontecer. Portanto, não se esqueça de colocar seus LiPos na tensão de armazenamento quando terminar de usá-los.

 

Elas também devem ser armazenadas em algum tipo de recipiente à prova de fogo. Como mencionei acima, a maioria das pessoas tendem a deixar suas LiPos em uma bolsa LiPo, pois são portáteis e protegem sua oficina de pegar fogo caso o LiPo se incendeie. Também vi pessoas usarem caixas de munição vazias, cofres à prova de fogo e vasos de flores de cerâmica. O que você tiver (ou puder comprar) que impeça que qualquer incêndio se espalhe valerá a pena no caso improvável de que algo desagradável aconteça.

Sinto a necessidade de reiterar: o problema mais comum que as pessoas têm com as baterias LiPo é um resultado direto do armazenamento inadequado. Quando uma bateria LiPo fica por um longo período de tempo (e não em tensão de armazenamento adequada), ela tende a descarregar-se. Se cair abaixo de 3,0V por célula, a grande maioria dos carregadores LiPo não a carregará. Às vezes, as baterias com esse problema podem ser reabilitadas, mas, com a maior frequência, são uma causa perdida. Então, novamente: se você tomar uma abordagem 'laissez-faire' para o armazenamento de suas baterias LiPo, é inteiramente provável que você estará comprando baterias novas mais cedo do que você pensa.

Descarte da bateria LiPo

Antes de descartar sua LiPo, verifique se a garantia expirou. Algumas empresas têm garantias de substituição de um ano que você pode tirar proveito, mas a maioria das garantias será anulada se você executar as seguintes etapas antes de buscar uma substituição de garantia.

Então você tem uma bateria de LiPo ruim? Ninguém realmente quer mantê-los por perto (riscos de incêndio que elas são). Então, qual é o processo para se livrar de uma bateria LiPo ruim com segurança? Vamos passar por isso.

1. Descarregue a bateria LiPo o mais que puder. Você pode fazer isso de várias maneiras. A maioria dos carregadores LiPo computadorizados tem um recurso de descarga neles. Se você não tem um carregador com um recurso de descarga, você pode descarregar a bateria em seu veículo - tenha em mente que você corre o risco de um incêndio e potencialmente danificar seu veículo fazendo isso, por isso tome cuidado para ter os equipamentos de segurança necessários ao redor. Alternativamente, você pode construir sua própria plataforma de descarga com uma lâmpada de lanterna traseira e algum fio. Basta soldar um conector macho de sua escolha para as abas em uma lâmpada de lanterna traseira, e conecte a bateria. Certifique-se de ter a bateria em um recipiente à prova de fogo enquanto faz isso.
2. Coloque o LiPo num banho de água salgada. Misture o sal de mesa em um pouco de água morna (não quente). Continue adicionando sal até que ele não se dissolva mais na água. Certifique-se de que os fios estão totalmente submersos. A água salgada é muito condutora, e essencialmente criará um curto na bateria, descarregando-a ainda mais. Deixe a bateria no banho de água salgada por pelo menos 24 horas.
3. Verifique a tensão da LiPo. Se a tensão da bateria for de 0,0V, ótimo! Vá para o próximo passo. Caso contrário, coloque-o de volta no banho de água salgada por mais 24 horas. Continue fazendo isso até que a bateria atinja 0,0V.
4. Descarte a bateria no lixo. Isso mesmo - ao contrário das baterias NiMH e NiCd, as LiPos não são perigosos para o meio ambiente. Elas podem ser jogadas no lixo sem problemas.

Alternativamente, se você não quiser passar por esse processo sozinho, você pode trazer a bateria para nós e nós vamos descartá-la para você sem nenhum custo. Se você não está em nossa área, verifique com sua loja de hobby local para ver se eles oferecem um serviço semelhante.

 

Equipando sua LiPo: Conectores adequados

As baterias LiPo têm todo tipo de energia esperando para serem liberadas, e queremos que o máximo possível dessa energia alcance o motor. Mas com muita frequência, tenho clientes que entram com uma grande bateria LiPo ligada a um conector terrível. Os conectores ruins aumentam a resistência e impedem que toda essa energia seja usada de forma eficiente. Então, embora não seja especificamente sobre baterias LiPo, vamos falar um pouco sobre conectores.

 

 

 

 

Conectores Traxxas

 

Os Conectores de Alta Corrente da Traxxas vêm ganhando popularidade nos últimos anos. Estes são vistos principalmente em carros e caminhões R/C, embora alguns entusiastas de aviões tenham mudado para eles também. O principal apelo desses conectores é a facilidade de montagem. Os terminais são separados da carcaça de plástico, tornando-os mais fáceis para os novatos soldarem. Eles não precisam de isolamento termo retrátil, pois a carcaça de plástico encobre completamente os terminais. Eles estão protegidos para polaridade, então eles não podem ser conectados ao contrário. Finalmente, eles têm a maior área de superfície de qualquer um dos conectores de alta corrente, e são provavelmente os conectores mais fáceis de conectar. Recentemente, a Traxxas parou de vender seus conectores e agora só eles podem produzir baterias com esses conectores.

 

Conectores Deans

 

Conectores Deans são realmente o rei dos conectores. Eles estão por aí aparentemente para sempre, e têm sido a melhor escolha para o entusiasta exigente de R/C há algum tempo. Eles são um pouco difíceis de soldar, especialmente para usuários iniciantes. Os conectores Deans deslizam bem, e são muito bem projetados. Como quase todos os conectores modernos, eles estão protegidos pela polaridade. Atualmente, eles são pau-a-pau com conectores Traxxas para o título de conector mais popular - Traxxas tem vantagem na categoria superfície R/C, mas Deansdomina no ar.

 

Conectores EC3

 

Os conectores EC3 entraram em cena porque a Horizon Hobby estava procurando um conector para substituir o conector Tamiya como seu plug padrão. Assim diz a história, a Horizon se aproximou de Deans com a intenção de licenciar os conectores e obtê-los a preços de volume (para que eles pudessem instalá-los em suas baterias na fábrica). Deans se recusou a ser "razoável" nas negociações, então a Horizon teve que procurar uma alternativa. Encontraram o EC3 e licenciaram o conector. A partir daí, não é surpresa que o EC3 se espalhe como fogo. Embora não sejam muito divertidos de montar, eles têm uma base considerável no mercado de aviões R/C.

 

Conectores Tamiya

 

Somente através da força da parte de mercado da Tamiya esses conectores assumiram seu nome. Originalmente chamado de conector 'Molex', esses conectores eram o padrão de fato da indústria de hobby por anos. Popularizados pela Tamiya em seus milhares de carros R/C, esses conectores vieram em todos os veículos até muito, muito recentemente. Ainda hoje, alguns fabricantes de R/C ainda usam o conector Tamiya em seus veículos (Axial, estou olhando para você). Este é um conector terrível com muita resistência. É mais provável que derreta esses conectores do que qualquer outra coisa. Se você tem um LiPo que tem um conector Tamiya nele, corte-o e solde em um dos conectores acima.

 

 

 

 

 

Conectores XT-60

 

XT-60s ganharam um pouco de terreno nos últimos anos. Até onde posso dizer, eles foram desenvolvidos por uma empresa chinesa chamada AMASS e então a HobbyKing comprou ou licenciou a patente deles. Mas seja qual for a sua história de origem, o conector XT-60 está recebendo alguma adoção devido à sua prevalência nas baterias LiPo que saem diretamente da China. Até onde eu sei, não há muitos fabricantes domésticos de baterias que usam o plugue XT-60 como seu padrão. Eu gosto do plugue; é fácil soldar. É relativamente pequeno e compacto também. Não é meu favorito, mas não me importo com esses conectores. Você poderia fazer pior.

 

Anderson Power Poles

 

Estes conectores foram difundidos nos primeiros dias de controle de rádio. Como a maioria das nossas coisas são emprestadas de outras indústrias, os Polos de Energia Anderson não são diferentes. Originalmente projetados pela indústria de rádio amadores, para seu conector padrão DC 12V, eles foram rapidamente adotados na comunidade de controle de rádio. Os polos de energia são os únicos plugues desta lista que é hermafrodita, o que significa que o plugue não é nem masculino nem feminino. Eles são todos iguais - então não se preocupe com qual plugue de gênero vai na bateria ou no controle de velocidade. Eles são muito mais raros no mundo R/C hoje, mas eles são provavelmente o meu plug favorito. Eles tomam muito espaço, porém e, como tal, pode não ser útil em muitas aplicações.

 

Estes são os conectores mais comuns hoje. Outros conectores saíram nos últimos anos, mas sua taxa de adoção é mínima. Dos conectores acima, os únicos que você quer evitar são os conectores Tamiya e Venom. Fora isso, vá com qualquer conector que faça sentido para o que você está fazendo - se os aviões Bind-N-Fly Parkzone são a sua coisa, faz sentido usar todos os conectores EC3, pois é isso que todos esses aviões vêm com. Se você roda caminhões Traxxas, bem, conectores Traxxas são um ajuste óbvio. A maioria dos plugues acima tem especificações semelhantes, então use o que seus veículos vêm com. Não torne as coisas mais complicadas do que tem que ser!

Agora vamos falar sobre plugues de balanceamento. Há muitos plugues diferentes aqui também, mas há apenas dois plugues principais.

 

JST-XH Plug

 

Este plugue é o mais próximo de um padrão da indústria nos plugues de balanceamento. Ele vem em quase todas as grandes marcas, de Traxxas e Venom a E-Flite e Duratrax. A maioria dos lugares de baterias baratas fora da China também usa este plugue. Embora não seja tão bonito quanto o plugue Thunder Power abaixo, é onipresente, e isso faz dele a escolha lógica para essas marcas. Há muito poucos fabricantes que não usam o plugue JST-XH para seu cabo de balanceamento. Apenas certifique-se de desligá-lo segurando a carcaça de plástico. Puxar os fios quase certamente puxará os fios para fora do encaixe, potencialmente fechando um curto na bateria.

 

 

 

Thunder Power (TPPlugs

 

Eu lamento a escolha do conector de balanceamento da Thunder Power há anos. Thunder Power faz algumas das melhores baterias LiPo (e mais caras) da indústria, mas seu conector não é compatível com 95% dos carregadores no mercado, pelo menos saindo da caixa (a maioria dos carregadores exigirá um adaptador do JST-XH mais comum ao conector TP). Dito isto, é um design mais agradável, com um pequeno clipe na parte superior do plugue, permitindo que o usuário desconecte o conector muito mais facilmente. É difícil para mim recomendar este conector, pois ele só é usado em baterias Thunder Power e Flite Power. Mas admito que é melhor que o JST-XH.

 

Sobre soldas...

Outro leitor, Aaron, me mandou um e-mail, sugerindo uma seção sobre solda - o que fazer, o que não fazer, etc. Achei que isso soava como uma ótima ideia. Soldar é tanto uma arte quanto uma ferramenta, e há uma maneira certa de soldar quando você está falando de baterias.

Nunca corte seus fios positivos e negativos ao mesmo tempo: Esta é uma ótima maneira de danificar sua bateria e arriscar um incêndio. Cortar os dois fios ao mesmo tempo porá a bateria em curto, o que vai gerar muito calor. Pense dessa forma — quando um soldador fecha um circuito e solda duas peças de metal juntas, que se chama solda de arco — e o mesmo princípio está em jogo na solda de arco como seria quando você toca positivo e negativo em sua bateria juntos. Corte, solda e isole com termo retrátil (se necessário) um fio de cada vez. Pode demorar um pouco mais, mas é de longe a maneira mais segura de soldar uma bateria.

 

Solde a polaridade correta: Uma maneira segura de destruir um controle de velocidade é soldar seu conector invertido. Reverter a polaridade nunca é uma boa ideia. Fique atento às marcas no conector — a maioria das marcas inclui um simples "+" para positivo e "-" para negativo para indicar qual contato é qual. Vermelho é positivo e preto é negativo. Se a bateria ou o controle de velocidade (ou o que quer que você esteja soldando) não use o paradigma vermelho/preto, geralmente o fio de cor mais claro é positivo e o mais escuro é negativo. Se ambos os fios são pretos, procure um deles que tenha traços brancos sobre ele - esse é o fio positivo.

Essas são algumas dicas básicas de segurança sobre solda. Se você não está feliz com sua habilidade de soldar, continue tentando! Eu fui do pior soldador da nossa loja para o melhor simplesmente praticando e me orgulhando do meu trabalho. Como eu disse acima, soldar é tanto uma arte quanto uma ferramenta. Continue trabalhando nisso e, eventualmente, você vai se surpreender com o quão bonitas suas juntas de solda parecem!Obrigado ao Aaron pela sugestão!

Conclusão

Então, aí está - agora você sabe a maior parte do que você precisa saber sobre baterias LiPo. Não faço afirmações de que este artigo ensina tudo o que há para saber sobre LiPos, mas espero que isso ajude a dar-lhe alguma visão de como eles funcionam. As baterias LiPo têm o potencial de ultrapassar as baterias NiMH em uso geral nos próximos anos, mais rápido do que qualquer bateria na história. É certamente um momento emocionante para o hobby, e as coisas estão mudando com frequência. Lembre-se de se divertir, e se você não sabe de alguma coisa, faça perguntas! A única pergunta idiota é aquela que você não faz!

bibliografia: https://rogershobbycenter.com/lipoguide


8 comentários

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Ildo

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Marcio Valerio 8 de Janeiro de 2023 às 22:10

Como seria possível alimentar uma carga com fonte e bateria ao mesmo tempo sem danificar a bateria. Seria possível conecta-las (fonte e bateria) usando diodos shotky?

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