Regulamento para Planadores da Categoria MITÉRMICOS 1,5m E(Elétricos)
Modelos que podem participar :
Esta prova é para planadores com motor elétrico com bateria LiPo 1S ou 2S, com envergadura máxima de 1.5m, controlados por rádio, com limite de 2 canais (2 servos) para superfícies móveis e 1 canal para motor com dispositivo eletrônico que limita o tempo de motor em 30 segundos ou altura do planador em 60 metros quando o motor será cortado pelo dispositivo eletrônico.
Será disponibilizado o circuito eletrônico, o firmware e instruções de montagem e instalação para quem quiser montar. Custo estimado do material é de R$ 60,00.
Serão aceitos modelos com apenas 2 (dois) servos e pack de bateria 1S ou 2S, com as seguintes configurações além do motor:
- Planadores com controle de leme e profundor;
- Planadores com cauda em V ;
- Planadores com aileron e profundor;
- Asas voadoras com elevon (tipo zagi ou outra).
No entanto, não serão aceitos planadores:
- Flaps;
- Flaperon;
- Spoilers;
- Ajuste de Camber.
Como ocorre a prova.
A Prova se divide em dois grupos, competidores ( pilotos) e Organizadores ( Diretor de Prova e Auxiliares).
O Diretor de Prova e Auxiliares não poderão competir.
A Organização delimitará uma área de decolagem e pouso de 50m x 50m (ou outra medida de acordo com a topografia local).
De acordo com o espaço disponível poderá ser limitado pelo Diretor de Prova o número de competidores por rodada, gerando mais de um grupo de voo . Preferencialmente todos voarão ao mesmo tempo e em um mesmo e único grupo.
Serão realizadas várias rodadas e lançamentos.
Ao final da competição cada piloto terá uma pontuação em cada rodada voada. Serão somadas as pontuações de cada piloto, ganha a competição quem conseguir o menor total de pontos.
Como funciona cada rodada de voo.
Os pilotos, voarão ao mesmo tempo. Cada piloto escolherá um local dentro da área demarcada para lançamento que distancie no mínimo 5 metros de outro piloto. Somente os pilotos deverão estar dentro da área demarcada.
Para início da prova todos com seus modelos na mão, já ligados no chão (conectada a bateria, não poderá ser conectada a bateria do modelo na mão, apenas com o modelo no solo), será dada o início para uma janela de tempo de 5 minutos, pelo diretor de prova. Cada piloto deverá lançar o modelo com motor acionado, imediatamente após a abertura da janela de trabalho, o limite para lançamento após o início da janela de trabalho será de 2 segundos. O motor deverá ser acionado apenas após início da janela de tempo de 5 min.
Caso o piloto não lance o modelo dentro de 2 segundos após o início da janela de 5 minutos, não poderá lançar mais e será atribuído em pontos o número de pilotos do grupo de voo. Ex.: 10 pilotos no grupo de voo, será atribuído 10 pontos para este piloto..
Os pilotos deverão voar o máximo de tempo dentro da janela de 5 minutos.
Os pousos deverão ser executados dentro da área demarcada (geralmente um quadrado de 50m x 50m ) para que o voo seja válido (pouso no solo ou na mão são válidos). Caso ocorra o pouso fora da área, será atribuído em pontos o número de pilotos do grupo de voo.
Os voos são limitados a 5 minutos portanto ao final de 5 minutos voando você cumpriu o máximo de tempo voado. Deverá dentro da área determinada, pousar para que o voo seja valido dentro de 30 segundos. Caso o piloto não pouse em até 30 segundos será atribuído em pontos o número de pilotos do grupo de voo.
Em caso de qualquer colisão entre modelos no lançamento, voo ou pouso, caberá ao Diretor de Prova a punição ou não dos pilotos. A punição será em pontos o dobro do número de pilotos do grupo de voo. Ex.: 10 pilotos voando no grupo de voo, colisão entre 2 ou mais, o Diretor de prova avalia e decide pela punição de 20 pontos para todos os pilotos envolvidos ou não.
Em caso de colisão no lançamento de modelo em outro piloto (que não seja o próprio), o piloto será desclassificado da rodada e atribuído penalidade em pontos do quádruplo do número de pilotos do grupo de voo.
Em caso de colisão no pouso de modelos em outro piloto (que não seja o próprio), o piloto será punido em pontos com o dobro do número de pilotos do grupo de voo.
Pontuação em cada rodada/grupo de vôo.
A pontuação será pela classificação da ordem inversa de pouso.
Exemplo:
Rodada 1 | Rodada 2 | |||||||||
Grupo 1 | Grupo 1 | |||||||||
Piloto | Ordem de Pouso | Pontos | Piloto | Ordem de Pouso | Pontos | Total de Pontos | Classificação | |||
A | 3 | 3 | A | 1 | 3 | 6 | ||||
B | 5 | 1 | B | 3 | 1 | 2 | 1°- B | |||
C | 1 | 5 | C | 2 | 2 | 7 | 2°- E | |||
D | 2 | 4 | D | 3 | 1 | 5 | 3°- F,I,J | |||
E | 4 | 2 | E | 3 | 1 | 3 | 4°- D | |||
5°- A | ||||||||||
6°- C | ||||||||||
Grupo 2 | Grupo 2 | 7°- H | ||||||||
Piloto | Ordem de Pouso | Pontos | Piloto | Ordem de Pouso | Pontos | |||||
F | 3 | 2 | F | 4 | 2 | 4 | ||||
G | 3 | 2 | G | 2 | 4 | 6 | ||||
H | 1 | 4 | H | 1 | 5 | 9 | ||||
I | 2 | 3 | I | 5 | 1 | 4 | ||||
J | 4 | 1 | J | 3 | 3 | 4 |
OBS . Note que dois pilotos pousaram juntos e fazem a mesma pontuação na rodada 1 grupo 2
OBS2; Note três pilotos pousaram juntos na rodada 2 grupo 1
OBS3; O exemplo acima, embora conste os mesmos pilotos em rodadas diferente por grupo, na prática será embaralhado.
Diretor de prova.
O Diretor de prova irá abrir a janela de trabalho, anotar a sequência de pousos dos pilotos e fechar a janela de trabalho. Também controlará o limite de 2 segundos para o lançamento do modelo após a abertura da janela de trabalho e pousos fora da área designada.
Aplicará as punições cabíveis.
Não haverá necessidade de cronometristas ou juizes individuais.
Não há necessidade também de qualquer programa ou planilha para gerar o resultado, importante é sempre anotar a sequencia de pouso dos pilotos participante e possíveis punições.
Esclarecimentos: mau_30@yahoo.com.br
zap 21992231859
Rev 20/01/2021 MauroLL